ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DONA MARIA
AMÉLIA BEZERRA
VI FECOMAB 2015 - FEIRA DO CONHECIMENTO DA ESCOLA MARIA AMÉLIA BEZERRA
“ Diversidade de ideias, pluralidade
saberes”
O
conhecimento é o alimento da alma (Platão)
A VI Feira do Conhecimento da Escola
Dona Maria Amélia Bezerra (VI FECOMAB), edição 2015, será organizada pela
Comissão Organizadora da Feira, apresentando como objetivo principal a
socialização das participações ativas, práticas e conceituais de estudantes sob
a orientação e apoio de seus professores.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Da Entidade Promotora do Evento
A Comissão Organizadora da VI FECOMAB
tem sede na Avenida Castelo Branco, Juazeiro do Norte Ceará.
2. OBJETIVOS DO EVENTO
I.
Estimular a investigação e a busca de
conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a
comunidade escolar, conduzida e
desenvolvida pelos estudantes;
II.
Envolver participações ativas,
práticas e conceituais de alunos, na condução e avaliação doprojeto, ou revelar
estratégias para envolver toda a escola, tendo em vista a apresentação de
procedimentos e resultados;
III. Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das
disciplinas da base comum doensino fundamental e médio, com problemáticas
sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional
e/ou global;
IV. Buscar parcerias para assistência científica, tecnológica e/ou
pedagógica, compatível com anatureza das atividades do projeto, fornecida por
instituição acadêmica ou educacional, que compartilhe com a escola interesses
no desenvolvimento do projeto;
V.
Promover o intercâmbio cultural e
científico entre os participantes do evento;
VI. Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;
VII. Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos
desta natureza .
3. JUSTIFICATIVA
A VI FECOMAB é uma ação de incentivo
ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas
públicas além de ser um espaço rico de possibilidades para as múltiplas
expressões da juventude.
A escola como lugar de acesso e produção
de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante, na
medida em que introduz os jovens no universo da cultura científica,
organizando, refletindo sobre seus conteúdos curriculares e contribuindo assim
para a construção de um ambiente de curiosidade e de entusiasmo em relação à
pesquisa.
A VI FECOMAB busca ampliar o espaço
para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica,
social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências,
expectativas e estudos teóricos dos estudantes cearenses.
4. DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO CIENTÍFICO DA VI FECOMAB
4.1 DA ABRANGÊNCIA
O propósito é envolver e incentivar
os alunos e professores da EEM Dona Maria Amélia no percurso itinerário dos
trabalhos científicos e culturais desenvolvidos e apresentados durante a feira
e premiar os melhores trabalhos que deverão ser apresentados na IX Feira
Regional de Ciência e Cultura.
.
4.2. DOS PROJETOS PARTICIPANTES
Poderão participar todas as equipes
representadas por trabalhos, relacionados às categorias propostas neste Edital.
I. Serão aceitos projetos formados por no mínimo 03 alunos(as) e no máximo
06 alunos(as);
II. Todos os projetos deverão ter a participação de pelo menos 01 (um)
Professor Orientador;
III. Um professor poderá orientar até 2 projetos e co-orientar 3 projetos;
4.3. DAS CATEGORIAS E DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A VI FECOMAB contará com cinco
categorias, sendo elas:
I. Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias (Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte,
Informática);
II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia,
Física, Química, Matemática);
III.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
(Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política);
IV.
Ciências Ambientais (Ecologia,
Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental); V. Robótica Educacional
(Robôs Fixos, Robôs Móveis); 4.4 SOBRE AS CATEGORIAS
O que define a categoria de inscrição
é o objeto (problema) da pesquisa e não a sua aplicação:
CATEGORIAS OBJETO DA
PESQUISA
Linguagens Língua
Portuguesa, Línguas Estrangeiras,
Educação Física, Arte e Informática.
Ciências da Natureza e Matemática Biologia, Física, Química e
Matemática.
Ciências Humanas Filosofia,
História, Geografia, Sociologia,
Antropologia e Ciência Política.
Ciências Ambientais Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e
Gestão Ambiental.
Robótica Educacional Robôs,
automatizações e desenvolvimento de
softwares com aplicação
em automatizações.
Os projetos inscritos que
apresentarem irregularidades técnicas, na formatação dos dados, na composição
dos resultados ou de qualquer outro item regularizado pelo evento, poderão ser
desclassificados.
5. DAS RESPONSABILIDADES
A Comissão Organizadora da VI FECOMAB
será responsável pela articulação com as equipes participantes da feira e pela
seleção dos melhores trabalhos por CATEGORIA para serem apresentados na IX
Feira Regional de Ciências e Cultura organizada pela 19° Crede.
6. PROCEDIMENTOS DA INSCRIÇÃO
a) Os responsáveis pelos projetos deverão providenciar os seguintes
documentos: I. Ficha de Identificação
da Equipe (Anexo I).
II. Dados do projeto (Anexo II).
III. Resumo do projeto (entregar resumo impresso) (Anexo III).
Os documentos acima deverão ser
entregues a Comissão Organizadora da Feira. b) O resumo do projeto:
Deve estar em conformidade com os
critérios estabelecidos no edital da VI FECOMAB, uma vez que também será o
material utilizado pelos avaliadores.
Deverá fazer parte do Resumo:
Título; Autores;
Problemática (até 100 palavras); Metodologia (até 150 palavras); Relevância do Projeto (até 100 palavras); Considerações Finais (até 100 palavras); Referências Bibliográficas e até 03 palavras-chave. É importante reforçar que o resumo deve ser a síntese do
trabalho/pesquisa com uma limitada quantidade de palavras, de forma que todo o
documento seja de uma página. Lembre-se que este resumo será entregue para os
avaliadores e servirá de base para a avaliaçãodos projetos/pesquisas.
7. DESCRIÇÃO DOS DOCUMENTOS:
a)
Ficha de Inscrição: Os participantes
deverão registrar seus dados de identificação, de acordo com o Anexo I.
b)
Resumo: Deverá ser escrito em
português, contendo, no máximo 450 palavras (com exceção do título, autores,
referências bibliográficas e palavras-chaves), ser digitado no editor de texto
(Word ou Writer) com fonte “Arial 11”, espaço simples. O mesmo deve ser
entregue a Comissão Organizadora da VI Fecomab. Os resumos dos projetos
selecionados, atendendo aos requisitos estabelecidos, terão seus textos
publicados no Portal Rumo à Universidade para acesso ou gravações.
8. PRAZOS:
8.1. Inscrições e entrega dos projetos: de 17 de agosto a 04 de setembro de
2015.
8.2. Organização dos espaços para as apresentações dos projetos: das 07h10min
às 17h do dia 17 de setembro de 2015. A partir das 18h do dia 18 de setembro os
espaços deverão ser desmontados com pena de desclassificação das equipes que
não o fizerem.
8.3. Realização da VI FECOMAB: das 19h do dia 17 de setembro às 17h do dia 18
de setembro.
Todas as equipes deverão estar
acompanhadas de seus respectivos orientadores ou co-orientadores durante a
montagem de seus espaços. O não acompanhamento de seus orientadores ou
co-orientadores impedirá a entrada das equipes no local de realização da feira.
Todo o material utilizado pelas
equipes na organização de seus espaços será de responsabilidade única e
exclusiva das equipes. Qualquer material que pertença a EEM Dona Maria Amélia
só poderá ser utilizado mediante autorização expedido pela instituição.
9. CATEGORIAS
Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
Ciências da Natureza e Matemática
Ciências Humanas
Ciências Ambientais
Robótica Educacional
10. EXPOSIÇÃO
Os trabalhos serão expostos das 19h
do dia 17 de setembro as 17h do dia 18 de setembro de 2015 na EEM Dona Maria
Amélia Bezerra.
Todos os projetos das categorias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemáticas e
suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências Ambientais
devem ser apresentados na forma banner, acompanhado obrigatoriamente do CADERNO
DE CAMPO ou de PESQUISA (que deverá ficar exposto em cada estande), podendo
conter neste, esquemas, fotos ou outros tipos de ilustrações relacionadas ao
objeto da pesquisa não sendo, entretanto, disponibilizados pontos de energia. A
apresentação visual deve ser em Língua Portuguesa.
Não será permitido nada que fuja as
regras de segurança (Item 12). Nas categorias Robótica Educacional além do
banner, e do caderno de campo ou de pesquisa, será permitida a utilização de um
computador e de um kit de robótica.
Será permitida a distribuição de
cartões de contato, suvinis e folders relativos ao projeto. Entretanto, esta
distribuição não poderá ser pontuada.
11. ESTANDES
Os estandes das categorias Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias, Ciências da
Natureza,
Matemática e suas Tecnologias, Ciências
Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais não disporão dos pontos de
energia elétrica. Cada equipe terá a responsabilidade de trazer os materiais e
equipamentos, que forem necessários e sobre eles assumir total
responsabilidade. Os estandes poderão ser personalizados com fotos e/ou
colagens de forma organizada e criativa, não sendo indicada a poluição visual
nem a extrapolação do espaço disponibilizado para cada expositor que será de
2,00m x 1,00m. Cada equipe da categoria Robótica Educacional terão a
responsabilidade de trazer os equipamentos, que forem necessários e sobre eles
manter total responsabilidade.
12. REGRAS DE SEGURANÇA
Serão proibidas as exposições dos seguintes itens:
a) Organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios etc.);
b) Espécimes (ou partes) dissecados;
c) Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina,
etc.);
e) Gelo seco ou outros sólidos sublimáveis;
f)
Comida humana ou animal;
g) Baterias com células expostas;
h) Produtos químicos voláteis/corrosivos e/ou combustíveis;
i)
Substâncias tóxicas ou de uso
controlado;
j)
Colocação em marcha de motores de
combustão interna;
k) Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam
provocarferimentos/acidentes;
l)
Fotografias ou quaisquer outras
formas de apresentação visual ofensiva ao direito e à dignidadehumana;
m) Prêmios, medalhas que tenham sido conquistados pela escola;
n) Aparelhos de áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet
como parte daexposição do projeto.
13. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 13.1 Da Avaliação:
Será permitida a ornamentação dos
estandes como um atrativo a mais para os visitantes, no entanto, sem
interferência nos critérios de avaliação.
13.1.1. A desenvoltura oral na defesa
do trabalho, utilizando o banner e o caderno de campo/pesquisa será o principal
foco da avaliação. A intenção deste processo é adequar sua forma avaliativa aos
critérios dos principais eventos científicos nacionais e internacionais.
13.1.2. Cada projeto será avaliado
por 03 (três) membros da comissão de avaliadores da sua respectiva área,
identificados com crachás contendo a logomarca do evento. O grupo de
avaliadores deverá ser composto por professores, pesquisadores e profissionais
ligados a escolas, universidades, empresas e instituições públicas e/ou
privadas.
13.1.3. É vedada a interferência do
professor orientador e co-orientador durante a avaliação.
13.1.4. Durante todo o evento, pelo
menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande apresentando o
projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a eliminação da
equipe.
13.2 Da Apresentação Oral
A apresentação deve ser de forma
clara e objetiva, obedecendo o método científico, e utilizando, como recursos
principais, os elementos do banner e do caderno de campo/pesquisa. Cada equipe
dispõe de até 15 minutos, que devem ser distribuídos/administrados pela equipe,
de forma que tenha tempo para a sua explanação e, ainda reste tempo para as
possíveis perguntas e considerações do avaliador.
13.3 Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
Neste documento, o(s) alunos(s)
deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto,
relatando todos os fatos e as respectivas datas. Caso seja a continuação do
projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o
desenvolvimento deste, devendo ser apresentado em manuscrito. Caso tenha sido
feito a sua digitação é obrigatório a apresentação do caderno de campo
original.
O Caderno deverá conter:
• Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das
novas indagações;
• Registro do(s) estudante(s) e professor(es) orientador(es) envolvidos em
cada etapa/ação do projeto;
• Poderá incluir fotos, gravuras, figuras e desenhos;
• Registro das datas e locais das investigações;
• Registro dos testes e resultados;
• Entrevistas e consultas às pessoas fontes;
• Referências bibliográficas.
13.4 Da Exibição Visual - Banner (Observar Anexo IV E V):
A exibição visual deverá ser feita na
forma de banner de maneira clara e objetiva, salientando os dados mais
importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O banner
deverá seguir o seguinte padrão técnico:
Tamanho do banner: Largura: 0,90m;
Altura: 1,20m
O texto deve ser legível a uma
distância de, pelo menos, 1 m.
Os estandes só deverão ser
desmontados ao término das atividades.
13.5 Critérios da Avaliação presencial
O Caderno de Campo/Pesquisa não faz parte dos documentos de inscrição,
devendo o mesmo permanecer no expositor durante o período de avaliação e de
visitação do evento. Recomendamos que o Caderno de Campo/Pesquisa tenha a
assinatura cotidiana do orientador, sendo numerado e datado para demonstrar a
originalidade e a rotina de encontro e de desenvolvimento do projeto/pesquisa.
(*) Importante: caso o Caderno de
Campo/Pesquisa seja passado à limpo ou estilizado, o original deve estar
presente na apresentação ao avaliador.
13.5.1 Criatividade e Inovação (10%)
Criatividade é pensar coisas novas,
inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um
“novo” ou “significativamente” melhorado produto (bem ou serviço), processo de
trabalho ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações
como uma contribuição social. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de
algo totalmente novo, mas com muita frequência, é o resultado da combinação
original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações consistem de
novos usos para objetos e tecnologias preexistentes.
13.5.2 Conhecimento científico do problema abordado (20%)
Do conhecimento científico nasce o
raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das
ciências. De posse do conhecimento científico, o educando poderá construir
modelos, desenvolver explicações do mundo físico e natural e ser capaz de
interagir com eles. Precisa demonstrar que aprenderam significativamente os
conceitos implicados, associados ao trabalho defendido, e que desenvolveram a
capacidade de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos
conhecimentos científicos.
13.5.3 Metodologia Científica (15%)
Os educandos precisam ser capazes de
explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles
utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram, como eles
tiveram acesso a tais fontes, bem como em que período desenvolveram suas
pesquisas. Todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos
científicos adquiridos.
13.5.4 Clareza e objetividade na apresentação do trabalho
(20%)
Os autores devem planejar com clareza
e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja otimizado e as
informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem interpretadas. Um
bom entrosamento (apresentação compartilhada) entre os alunos/expositores se faz
importante para este quesito, no que se refere a um sequenciamento lógico e
dinâmico, levando-se em consideração a participação dos dois alunos na
apresentação do trabalho.
13.5.5 Banner (15%)
As equipes devem privilegiar o espaço
do banner (0,90m x 1.20m) destinando a maior parte (até de 75%) deste para
exposição de ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc). No
espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao trabalho
apresentado.
13.5.6 Caderno de Campo (20%)
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s)
deve(m) ter registrado todas as etapas durante o desenvolvimento do projeto,
relatando fatos, quem os realizou e as suas respectivas datas. Se for
continuação do projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a
todo o seu processo.
14. CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
Serão classificados e premiados os
projetos que atingirem as maiores pontuações em cada categoria, e de acordo com
a sua pontuação, em primeiro, segundo e terceiro lugares. As equipes e projetos
premiados receberão certificados confeccionados pela EEM Dona Maria Amélia.
Os Projetos classificados em primeiro lugar em cada categoria
participarão da IV Feira Regional de de Ciências e Cultura organizada pela 19°
CREDE.
14.1 CASOS OMISSOS
Os casos omissos sobre AVALIAÇÃO,
JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão resolvidos pela Comissão Organizadora da VI
FECOMAB.
15. PENALIDADES
A inobservância das normas
estabelecidas neste regulamento, atos de indisciplina, desorganização dos
estandes, implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos. Atos de
indisciplina por parte dos expositores assim como casos especiais serão
encaminhados à Comissão Organizadora da VI FECOMAB e estarão sujeitos à perda
de pontos ou à desclassificação. A falta de organização dos estandes poderá
influenciar a avaliação realizada pelos jurados.
16. PROGRAMAÇÃO
17. COMISSÃO ORGANIZADORA DA VI FECOMAB
17.1
Composição Sóstenes Renan
Marcelo Catunda
Lorena Freitas
Carmem Lúcia
Socorro Leal
Morgana Delfino
ANEXO I
VI FECOMAB 2015
FICHA DE INSCRIÇÃO
(por projeto)
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ANEXO II
VI FECOMAB 2015
DADOS DO PROJETO
ANEXO III
VI FECOMAB 2015
MODELO DO RESUMO DE UM PROJETO CIENTÍFICO
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
CIENTIFICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores
Maria da Esperança1
Joaquina do Saber1
Pedro do Conhecimento2
1 Alunos da E.E.F.M do Desenvolvimento Científico
2 Professor de Filosofia da E.E.F.M do Desenvolvimento Científico
PROBLEMATIZAÇÃO:
Um dos grandes problemas encontrados
no sistema educacional brasileiro é a produção de conhecimento (DEMO, 1996).
Infelizmente, ainda observam-se muitos professores como meros transmissores e
alunos somente espectadores. Compreende-se que produzir conhecimento não é
necessário apenas para a base teórica, mas principalmente uma educação
metodológica interdisciplinar que coloque os estudante a identificar e propor
soluções à problemas de seu cotidiano (DEMO, 2009). Neste contexto, gera-se o
seguinte questionamento: Como o estímulo a iniciação científica na educação básica
pode melhorar os indicadores escolares?
METODOLOGIA:
Estabeleceu-se como área de estudo a
E.E.F.M do Desenvolvimento Científico. A pesquisa ocorreu com os alunos das
três turmas de 3ª ano existentes na instituição. Foram selecionados 45
participantes, 15 de cada uma das turmas, estes alunos realizaram um curso de
iniciação cientifica com 30 horas aulas, ministrados pelos autores do projeto e
por professores de outras instituições. Estimulou-se a produção de projetos e
artigos científicos. Estabeleceu-se encontros de discussões sobre as
metodologias dos projetos, onde os integrantes e os autores podiam apresentar a
metodologia e os seus resultados. Realizou-se um questionário com os 45
participante afim de avaliar os benefícios da ação.
RELEVÂNCIA DO PROJETO/PESQUISA:
O processo de educação científica
possibilita a autonomia dos estudantes através da ciência, induzindo o ato
reflexivo e investigativo através do uso do método científico. Novas técnicas
de pesquisa e de levantamento de dados foram apreendidas pelos estudantes, os
quais passaram a aproveitar mais o tempo de aula, além de interagirem com mais
frequencia. Todos os encontros do projeto acabavam em fervorosos debates que
geravam aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O incentivo a educação cientifica proporcionou
aos jovens participantes da ação diversas oportunidades, entre elas a formação
de ser pensante e gerador de conhecimento. Os projetos produzidos foram
apresentados em eventos científicos. Na avaliação realizada, todos os
integrantes confirmaram sua melhoria nas disciplinas da grade curricular e a
escola melhorou os seus indicadores de aprendizagem e de permanência.
Percebe-se a mudança significativa dos estudantes, que agora conseguem ter
autonomia na busca de conhecimento e criam suas oportunidades no mundo do
trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa.
Autores Associados, Campinas. 1996
DEMO, Pedro. Educação Hoje: “novas”
tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas S.A, 2009.
DEMO, Pedro. Metodologia para quem
quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008. Palavras-chave: Ensino, pesquisa e
educação científica.
E-mail para contato:
pedro@conhecimento.científico.br
ANEXO IV
VI FECOMAB 2015
ORIENTAÇÕES DE COMO FAZER UM BANNER/PROJETO CIENTÍFICO 1
Função do Banner
Sintetizar informações e dados
relevantes da pesquisa. É a primeira impressão que o visitante/avaliador terá
do seu projeto/pesquisa. Neste sentido, deve ser atraente, mas não poluído,
deve conter informações que levem o leitor a saber do que se trata, mas não
deve esgotar o assunto, pois deve deixar um desejo de querer saber mais que a
apresentação oral irá suprir.
2 Formato Gráfico
2.1 Tamanho do banner: Largura: 0,90m
Altura: 1,20m.
2.2 Tamanho da fonte e espaçamento
entre linhas: (legível a uma distância de pelo menos 1m – dependerá da
quantidade de informação contida; no banner).
• Tamanho recomendado de fonte para título: 40. • Tamanho recomendado de
fonte para texto: 26.
• Tamanho recomendado de fonte para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc:
14 a 16.
• Tamanho recomendado de fonte para contato: 14 a 16.
2.3 Cor da fonte (Que se destaque da cor definida no plano de fundo do
banner).
2.4 Alinhamentos: justificado.
2.5 Margens: (esquerda 3.0 cm / direita, superior e inferior 2,5 cm.).
3 Estrutura do Banner e/ou do Resumo do Projeto/Pesquisa
3.1 Título:
• Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho, ou seja, o objeto
de pesquisa.
• Deve ser centralizado.
3.2 Autores e Orientador(a):
• Citados por extenso.
• Deve ser centralizado.
3.3 Problematização:
A formulação do problema é a
delimitação da pesquisa. Neste item é indicado qual a dificuldade (problema)
que se pretende resolver ou responder. É a apresentação da ideia central do
trabalho. É um desenvolvimento da definição clara e exata do assunto (problema)
a ser desenvolvido (resolvido). É onde o autor deve contextualizar, de forma
sucinta, o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de
forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será
inserido. Essa é uma forma de introduzir o leitor no tema em que se encontra o
problema, permitindo uma visualização situacional da questão (OLIVEIRA, 2002,
p. 169).
3.4 Metodologia:
Apresenta os procedimentos de coletas
e análise dos dados. Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de
conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos,
observação, entrevista, etc.) adotados pelo pesquisador.
3.5 Relevância do Projeto:
Revela a importância do problema ou
tema estudado especificando a sua principal relevância social e/ou acadêmica.
3.6 Impacto do Projeto/Pesquisa:
Explicita o impacto do
projeto/pesquisa para o ensino e para o aprendizado ou para a
comunidade/sociedade. Também pode ser impacto a mudança de concepção e de
postura.
3.7 Considerações Finais:
Breve resgate das
hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e
indicação de perspectivas para abordagem do tema. Confirma ou refuta as(os)
hipóteses/objetivos do trabalho. Deverá apresentar deduções lógicas e
correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o alcance e
as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
Resumidamente, trata-se da indicação dos resultados alcançados, com breve
análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações.
3.8 Referências Bibliográficas:
Indicação da bibliografia, dos
periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme
normas da ABNT. Citar as três fontes mais importantes.
3.9 Contatos dos participantes do
projeto.
E-mail para contatos posteriores.
ATENÇÃO! Sobre a colocação de Gráficos, Tabelas, Fotos e
Figuras
Quando houver Fotos, essas devem ser
ampliadas, preferencialmente em cores, com boa resolução, contendo legenda
abaixo das mesmas. Tabelas e Figuras, também devem ser ampliadas, com boa
qualidade de impressão, contendo legenda explicativa.
ANEXO V
VI FECOMAB 2015
MODELO DE BANNER
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